sexta-feira, outubro 12, 2007

Sopa da pedra - versão zero

Algumas pessoas têm reclamado que eu não coloco apontadores para outros blogues na barra lateral. A questão é que não gosto disso, não me apetece ter uma barra com centenas de nomes, a maioria deles entretanto desaparecidos. Se vejo algo de que gosto prefiro escrever sobre isso ou incluir um laço numa das minhas contribuições. Sendo assim, decidi iniciar uma nova rubrica. No primeiro fim de semana do mês de Novembro farei uma resenha de contribuições sobre Geologia e Paleontologia, em português, publicadas durante o mês de Outubro noutros blogues. Aceito sugestões; se tiverem encontrado algo interessante, ou se quiserem fazer publicidade ao vosso blogue, enviem uma mensagem para o email que se encontra na barra lateral, ou deixem um comentário aqui. [... ler mais]

O critério é algo vasto. As coisas que me interessam são:

  • Ruminações de especialistas do ramo, desde que minimamente interessantes, e que não se percam em considerações sobre política ou criacionismo.
  • Menções a descobertas por parte de não especialistas, tal como se faz neste blogue, desde que incluam referências e não se limitem a ser cópias de comunicados de imprensa.
  • Entusiastas que falem dos seus passeios a grutas, recolha de fósseis e calhaus, visitas a museus, etc.

Porque não uma sopa de vermes ou algo semelhante dedicada à Biologia? Bem, logo se verá. Para já isto parece-me mais fácil.

Ficha técnica
Já que algumas pessoas mostraram curiosidade em relação ao nome deste blogue aproveito para esclarecer. Não tem nada que ver com teorias da Terra como organismo vivo, nem com grupos ecológicos. Vila Nova de Gaia é uma cidade no norte de Portugal, situada na margem esquerda do Douro, junto à Foz. O Cais de Gaia é o nome da zona ribeirinha, que mostro na imagem. A fotografia é da minha autoria, e pode ser usada livremente.

3 comentários:

João Simões disse...

Seu blog é um dos meus favoritos. Eu montei um blog sobre mitologia e genealogia, mas pretendo também incluir posts sobre Evolução.
mitoblogos.blogspot.com
Meu irmão tem um blog sobre discussões evolutivas
rottweiler-de-darwin.blogspot.com

Caio de Gaia disse...

Eu por acaso sou viciado em mitologia, não apenas greco-latina. Neste momento o meu livro de cabeceira é o Popol Vuh.

João Simões disse...

Eu gosto de muitas mitologias, indo-europeias, semíticas, egípcia, etc...

Uma pergunta de ordem técnica: como fazer que em meu blog os posts apareçam apenas em forma resumida, com a opção "ler mais", como no teu blog?