segunda-feira, setembro 10, 2007

Quando dos ovos das faces cornudas saem bebés de ladrões de ovos

Este é um vestígio fóssil de um dos tais "ovos de protocerátopo" encontrados na Mongólia. O que esta casca com milhões de anos, descoberta em 1993, tem de interessante é que cobre o esqueleto de um pequeníssimo embrião de dinossauro. A partir desse embrião foi possível identificar o grupo de animais a que pertenciam os ovos. Verificou-se então que a ressalva que Henry Fairfield Osborn tinha colocado no artigo em que baptizava o Oviraptor philoceratops estava correcta. É que o embrião dentro dos ovos não era de uma das "primeiras faces com cornos". Os progenitores dos "ovos de protocerátopo" eram afinal ovirraptores. [... ler mais]

Eis aqui os pequenos ossos escondidos dentro deste ovo:

O artigo mais detalhado sobre este embrião seria publicado em 2001 por Mark Norell, James Clark e Luis Chiappe na revista American Musuem novitates (ref1), ou seja a mesma revista em que muitos anos antes se tinha baptizado o ovirraptor. Numa tradução livre do resumo.

Descreve-se um esqueleto embriónico ovirraptorídeo dentro de um ovo do Cretácico Tardio da formação Djadokha de Ukhaa Tolgod, na Mongólia. O exemplar compreende a parte ventral do crânio e a maior parte da mandíbula, um esqueleto axial pobremente preservado a que falta a maior parte da cauda, partes dos membros anteriores, cintura escapulare, cintura pélvica, e membros posteriores. O crânio é claramente referenciável ao clado de dinossauros terópodes Oviraptoridae com base em várias especializações do crânio (sem dentes, pré-maxila orientada verticalmente, mandíbula inferior com formato sinusoidal, e uma articulação pouco usual do vómer e pré-maxila.), e o esqueleto pós-craniano é consistente com esta identificação.

Ou seja, não há ambiguidade na identificação, este é um ovo de ovirraptorídeo. A natureza do ovo também é reminiscente dos outros ovos encontrados anteriormente:
O ovo é equivalente na forma global e na microstrutura aos que foram encontrados debaixo de vários esqueletos de ovirraptorídeos recuperados na mesma formação.

Ora um ovirraptor num ninho com ovos de ovirraptor faz-nos pensar no progenitor e não num ladrão de ovos. Falarei disso na contribuição que se segue.

Referências
(ref1) Mark Norell, James Matthew Clark, Luis M. Chiappe (2001). An embryonic oviraptorid (Dinosauria, Theropoda) from the Upper Cretaceous of Mongolia. American Museum novitates no. 3315. PDF.

0 comentários: