sexta-feira, setembro 07, 2007

Inseminação traumática

Vou estar algo ocupado nos próximos 2 a 3 dias. Até lá divirtam-se tentando adivinhar que raio de coisa será esta.

Bem, ninguém tentou identificar a estrutura. Trata-se do orgão intromitente do macho de uma das espécies de caruncho mais comuns no Brasil, o Callosobruchus maculatus. É uma praga que devora coisas como feijão, e outros legumes secos, armazenados pelos seres humanos, mas não deixa de ser uma criaturinha fascinante, em particular ao nível da sua vida sexual. Aqueles espinhos não são apenas para decoração, e o título desta contribuição é adequado. O acasalamento nestas criaturas inclui lesões genitais (nas fêmeas), o ser pontapeado (nos machos) e a morte prematura (nas fêmeas). [... ler mais]

Este sinistro exemplo da "guerra dos sexos" atingiu alguma fama no já distante ano de 2000, num artigo de Helen Crudgington e Mike Siva-Jothy publicado na revista Nature. O resumo do artigo é algo lacónico:

Porque os custos e benefícios da plogamia diferem para machos e fêmeas, o acasalamento não é sempre um empreendimento cooperativo entre os sexos. A competição do esperma pode evoluir nesta assimetria produzindo traços nos machos que prejudicam as fêmeas, dessa forma gerando uma corrida co-evolucionária ao "armamento" entre os sexos. Verificámos que a genitália do caruncho macho Callosobruchus maculatus danifica a genitália das fêmeas, e que as fêmeas agem para diminuir a extensão desses danos. Propomos que estes traços sexuais funcionalmente opostos formam a base de um conflito reprodutivo.

Os detalhes sumarentos estão no interior do artigo. Comecemos por ver o que a genitália dos machos provoca nas fêmeas:


Os espinhos indicados pelas setas atravessaram as paredes da tracto genital da fêmea e vão produzir pequenas cicatrizes passadas 16 horas. As fêmeas reagem a isto dando pontapés nos machos com as patas traseiras para apressar a cópula. Para ver que os pontapés se destinam de facto a limitar os danos, os cientistas estudaram três grupos de fêmeas: (1) fêmeas a que removeram as duas patas traseiras usadas para os pontapés, (2) fêmeas a que removeram outras duas patas que não as traseiras, e (3) fêmeas com todas as patas. O segundo grupo é importante para controlar os efeitos de possíveis infecções decorrentes da remoção das patas.

As fêmeas sem as patas traseiras copularam durante um período de tempo bastante mais longo (867 segundos) que os outros dois grupos (que rondaram os 500 segundos). O trauma sofrido variou bastante consoante a situação:
O pontapear do parceiro pelas fêmeas abrevia a cópula. Além disso, as fêmeas que pontapearam durante a cópula sofreram bastante menos danos nos seus tractos genitais (147.06±84.9 μm2) quando comparadas com fêmeas incapazes de pontapear (272.4±142 μm2).
Estes danos têm um custo elevado. Os cientistas verificaram isso comparando o tempo de vida de fêmeas que acasalaram apenas uma vez com o de fêmeas que acasalaram duas vezes. Os cientistas verficaram que não existiu diferença de fecundidade entre os dois grupos (através da frequência de postura de ovos). Os autores verificaram ainda que as fêmeas que acasalaram duas vezes viveram bastante menos tempo do que aquelas que só acasalaram uma vez.

Este artigo especula um pouco sobre possíveis benefícios para os machos. O mais óbvio é que as fêmeas devido aos ferimentos poderão adiar outros acasalamentos. Dessa forma o número de ovos fertilizado pelo macho poderia aumentar significativamente. Outra possibilidade avançada pelos autores do artigo é que as fêmeas considerando os ferimentos como uma ameaça à sua sobrevivência poderão aumentar as taxas de oviposição no imediato. Além disso, os ferimentos poderão permitir a transferência directa para a hemolinfa das fêmeas de compostos, libertados pelos machos, que aumentem a taxa de postura da fêmea. Abordarei estes aspectos na próxima contribuição.

Machos que mutilam as parceiras, fêmeas que pontapeiam os machos. Da próxima vez que virem um caruncho desta espécie num feijão já sabem, essas criaturas possuem uma vida sexual complicada.

Referências
(ref1) Helen S. Crudgington and Mike T. Siva-Jothy (2007). Genital damage, kicking and early death. The battle of the sexes takes a sinister turn in the bean weevil. Nature 407, 855-856. doi:10.1038/35038154.

0 comentários: