domingo, setembro 09, 2007

O alegado ladrão de ovos

A expedição de Roy Chapman Andrews à Mongólia encontrou outros dinossauros na vizinhança dos protocerátopos e dos ninhos que lhes foram atribuídos. Entre os outros animais encontrados estava a criatura ilustrada na imagem ao lado, um pequeno dinossauro terópode bípede, com uma estranha cabeça. Ainda hoje, quase um século após a descoberta inicial, a função dos bicos peculiares destes animais é motivo para especulação. Os primeiros fósseis deste dinossauro foram descritos em 1924, tendo sido baptizados de Oviraptor philoceratops, que significa "ladrão de ovos com apreço pelos de cerátopo". Trata-se de um nome que atribui um comportamento bem determinado ao animal, mas que é baseado em evidência puramente circunstancial. [... ler mais]

O artigo que descreve a descoberta do ovirraptor é da autoria de Henry Fairfield Osborn, Peter Kaisen e George Olsen e foi publicado no American Museum novitates (ref1). Começa com uma pequena referência a três fantásticas descobertas:

Em 1923, nos arenitos vermelhos de Djadochta em Shabarakh Usu, descobriram-se três novos tipos notáveis de pequenos dinossauros relacionados aos Theropoda. Todos os três tipos são aproximadamente da mesma idade geológica, nomeadamente a zona que encaramos como próxima do início do Cretácico Superior. Os crânios são inteiramente distintos e extraordinariamente interessantes.

Os outros dois dinossauros são também bastante famosos, mas o que nos interessa para já é este:
Os nomes genérico e específico deste animal, Oviraptor, que significa "ladrão de ovos," philoceratops, que significa "apreço pelos de ceratops," podem enganar-nos completamente quanto aos seus hábitos alimentares e denegrir o seu carácter. Os nomes são atribuídos porque o crânio-tipo (Amer. Mus. 6517) foi encontrado jazendo directamente sobre um ninho de ovos de dinossauro, o exemplar fotografado estava na verdade separado dos ovos por apenas quatro polegadas de matriz. Isto colocou imediatamente o animal sob suspeita de ter sido surpreendido por uma tempestade de areia em pleno acto de roubar o ninho de dinossauro.
É curioso ler a frase que destaquei a negrito, pois, qualquer coisa como 70 anos depois deste artigo, foi o que se verificou ter de facto acontecido. Tem tudo a ver com um embrião descoberto dentro de um tais "ovos de protocerátopo" de que falarei na próxima contribuição.

Ficha técnica
Busto de Oviraptor philoceratops cortesia de Matt Martyniuk, obtido a partir da Wikimedia Commons.

Referências
(ref1) Henry Fairfield Osborn, Peter C. Kaisen e George Olsen (1924). Three new Theropoda, Protoceratops zone, central Mongolia. American Museum novitates no. 144. PDF.

0 comentários: