quinta-feira, fevereiro 02, 2006

O vírus que engorda

A imagem ao lado mostra um adenovírus, membro de uma família que provoca doenças em humanos e animais, provocando tosse, espirros e outros sintomas duma constipacão. Esta família de vírus é interessante porque experiências em ratos e galinhas mostraram que alguns deles causam aumentos de peso nos animais. Esses resultados levaram alguns investigadores a sugerir que as pessoas podem contrair a obesidade como quem contrai uma constipação. [... ler mais]

Embora a sugestão ainda gere alguma controvérsia não deixa de fazer algum sentido pois a obesidade tem alastrado quase como uma epidemia. Leah Wigham e colegas, num estudo publicado no American Journal of Physiology and Regulatory Integrative Comparative Physiology (ref1), mostraram que a infecção com uma variante particular, odenovírus humano 37 (Ad-37) aumenta significativamente a quantidade de gordura acumulada nos tecidos. Numa tradução livre do resumo:

O adenovírus humano-36 (Ad-36) aumenta a adiposidade nas galinhas, ratos e primatas não humanos, e está associado com a obesidade em humanos.


Esta é uma referência a um trabalho anterior (ref2), e que será discutido mais adiante. Wigham e colegas investigam outras estirpes do vírus:

Este estudo testou se três outros adenovirus humanos aumentam a adeposidade em galinhas e células 3T3-L1 in vitro. Inoculámos galinhas à idade de 3 semanas com o Ad-2, Ad-31 ou Ad-37. O consumo de alimento e o peso foram registados durante 3 semanas 3 meia, tendo as galinhas sido mortas em seguida[...]


Um pouco macabro, embora talvez um destino um pouco mais digno do que acabar como refeição. Um pouco adiante:

A gordura nas vísceras e a gordura corporal total foram significativamente mais elevadas no grupo Ad-37 comparado com todos os outros grupos. Os pesos finais foram mais elevados nas galinhas inoculadas com Ad-37 que nas galinhas com Ad-2, mas não significativamente mais elevados que nas galinhas do grupo de controlo ou no grupo Ad-31. O consumo total de alimento foi o mesmo nos dois grupos.


Em resumo, embora não aumente substancialmente o peso o adenovirus aumenta significativamente a quantidade de gordura nos tecidos das aves. É óbvio que este tipo de estudos não se pode fazer com humanos por razões éticas, mas há formas indirectas de testar a relação entre os adenovírus e a obesidade humana. Isso foi feito num estudo anterior, no artigo indicado como (ref2), para um outro membro da família, o Ad-36. Nesse estudo foi analisado um grupo de 500 voluntários magros e obesos, incluindo um certo número de gémeos. O estudo verificou que cerca de 30% dos indivíduos obsesos mostravam sinais do vírus, contra apenas 10% dos indivíduos não obesos (e apenas 5% dos indivíduos classificados como magros). Embora alvo de debate e alguma controvérsia, estes estudos apontam para uma forma algo desconcertante de combater a obesidade, uma simples vacina. Por outro lado reforçam a aceitação da obesidade como uma verdadeira doença e não apenas uma consequência da mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida.

Referências
(ref1) APPETITE, OBESITY, DIGESTION, AND METABOLISM:
Leah D. Whigham, Barbara A. Israel, and Richard L. Atkinson
Adipogenic potential of multiple human adenoviruses in vivo and in vitro in animals. Am J Physiol Regulatory Integrative Comp Physiol, Jan 2006; 290: R190 - R194.
(ref2) Human adenovirus-36 is associated with increased body weight and paradoxical reduction of serum lipids. R L Atkinson, N V Dhurandhar, D B Allison, R L Bowen, B A Israel, J B Albu and A S Augustus. International Journal of Obesity (2005) 29, 281.

0 comentários: