terça-feira, janeiro 31, 2006

Sobre a inteligência dos miúdos britânicos

Esta história no Times Online é no mínimo curiosa. De acordo com um investigador que estudou cerca de 25000 crianças no Reino Unido a inteligência dos miúdos com 11 anos caiu o equivalente a 3 anos nos últimos três decénios. [... ler mais]

Um dos testes aplicado era relativamente simples. A água contida num recipiente estreito e alto, completamente cheio, era despejada num recipiente largo mais baixo, em frente à criança. Em seguida o recipiente estreito era enchido novamente e perguntava-se à criança se ambos os recipientes continham o mesmo volume água ou não. Outro teste consistia em perguntar às crianças qual de duas esferas com o mesmo volume, uma de latão, outra de plasticina, deslocaria o maior volume de líquido se colocada num recipiente com água. Este tipo de testes são uma medida directa da inteligência, que, ao contrário dos programas escolares, que mudam todos os anos, pode ser comparada ao longo do tempo. Os testes tinham tinha sido feitos a crianças em 1976, e um terço dos rapazes e um quarto das meninas tiveram pontuações elevadas. Em 2004 apenas 6% dos rapazes e 5% das meninas tiveram pontuações equivalentes.

Gostaria de ver testes semelhantes feitos às crianças portuguesas, ou pelo menos aos nossos políticos. Não deixa de ser irónico que, depois de todas as "melhorias" introduzidas no sistema educativo, a escola torne os alunos piores do que eram há 30 anos. De qualquer forma o resultado pode não ser tão preocupante como parece, não se sabe o que isto significa em relação a essas crianças como futuros adultos.

Nota (1 Fev 2006): John Hawks também discute este artigo. No artigo os autores do estudo "ilibam" a escola da responsabilidade do descalabro e atribuem-na sobretudo aos novos hábitos das crianças que largaram os brinquedos tradicionais pelos jogos de computador. John Hawks considera que é mais provável que se deva de facto à falta de acompanhamento escolar. Pessoalmente acho que se a troca dos brinquedos for a razão para a queda de inteligência então o papel da escola na formação das crianças é posto ainda mais em questão.

0 comentários: