domingo, março 04, 2007

O Mundo do Hobbit: os antigos fabricantes de utensílios das Flores

Carregue nas setas para navegar ou no crânio para ir para o início da série.

Embora os ossos do Homo floresiensis sejam as mais antigas ossadas humanas descobertas na ilha das Flores, esses não são os vestígios mais antigos deixados pelos seres humanos na ilha. Há indícios de que seres humanos estiveram na ilha há cerca de 840,000 anos atrás. As marcas dessa presença são ferramentas encontradas em vários locais da ilha, e das quais se pode ver um exemplo na imagem. As ferramentas mais antigas são importantes para o hobbit pois nos estratos onde foram encontrados os seus ossos foram também encontradas ferramentas de pedra. Alguns autores afirmaram que as ferramentas encontradas com o hobbit eram demasiado complexas e que deveriam ter sido feitas por humanos modernos. Mas será que os utensílios de Liang Bua são assim tão complexos, ou será que serão comparáveis aos vestígios muito mais antigos? [... ler mais]

O artigo que tenta responder a essa questão é da autoria de Adam Brumm e colegas e foi publicado na revista Nature (ref1). Numa tradução livre do resumo:
Na Bacia de Soa do centro das Flores, este da Indonésia, locais arqueológicos estratificados, incluindo Mata Menge, Boa Lesa e Kobatuwa, contêm artefactos de pedra associados com os restos fossilizados de Stegodon florensis, dragões de Komodo, ratos e várias outras espécies. Estes locais foram datados de 840,000 a 700,000 anos do presente. A autenticidade das ferramentas da Bacia de Soa e a sua proveniência foram demonstradas por trabalho prévio, mas para mitigar dúvidas que continuam a pairar descrevemos aqui o contexto, atributos e modos de produção de 507 utensílios escavados em Mata Menge.

Mata Menge é o local onde estava a ser escavada a presa de estegodonte que mostrei na contribuição anterior. Estes utensílios mais antigos não têm ossos humanos associados, mas dada a antiguidade não terão sido fabricados por humanos modernos, mas sim provavelmente por populações de Homo erectus.
Notamos também semelhanças específicas, e continuidade tecnológica aparente, entre os utensílios de pedra de Mata Menge e aqueles que foram escavados dos níveis do Pleistoceno Tardio na gruta em Liang Bua, 50 km para o oeste. Estes utensílios mais tardios, datados de 95,000 a 12,000 anos atrás, estão associados como os restos de um descendente anão de S. florensis, dragões de Komodo, ratos e de uma espécie de hominíneo de pequena estatura, Homo floresiensis, que possuía um cérebro com uma tamanho de aproximadamente 400 centímetros cúbicos.

Aqui é preciso ter alguma cautela com o que isto significa, pois estamos a falar de aproximadamente 35,000 gerações humanas. Este é um tempo elevado para qualquer tipo de continuidade directa. O que os autores mostram é semelhança nos métodos de fabrico e nos materiais usados. Isso significa que os utensílios de Liang Bua não são mais "avançados" que aqueles deixados pelos primeiros ocupantes da ilha:
A evidência de Mata Menge nega as afirmações de que os utensílios de pedra associados com o H. floresiensis são tão complexos que deverão ter sido produzidos por seres humanos modernos (Homo sapiens).

Na próxima semana falarei dos vestígios dos outros indivíduos encontrados em Liang Bua, e ainda das "guerras da microcefalia".

Referências
(ref1) Brumm A, Aziz F, van den Burgh GD, Morwood MJ, Moore MW, Kurniawan I, Hobbs DR, Fullagar R. 2006. Early stone technology on Flores and its implications for Homo floresiensis. Nature 441:624-628. Laço DOI.

0 comentários: