sábado, março 24, 2007

O exagero dos patos

Os pequenos patos argentinos de bico azul, da espécie Oxyura vittata, são criaturas interessantíssimas. Não por serem animais bonitos de aspecto fofinho, mas porque, entre outras coisas, têm comportamentos sexuais obsessivos. Eu falei há algum tempo atrás dos estranhos hábitos sexuais dos patos, que envolvem violação e mesmo necrofilia ocasional. Hoje não vou falar nisso, embora vá focar um outro aspecto de cariz sexual: as dimensões da genitália dos machos. Os patos e afins são algo invulgares entre as aves pelo facto de os machos possuirem um orgão sexual intromitente. A maioria das espécies de aves dispensa-o, e faz algum sentido, afinal para um animal voador trata-se de peso a mais. As ratites (avestruzes, nandus e emas) são das poucas aves que possuem algo semelhante. Não deixa, no entanto, de ser impressionante saber que o pequeno Oxyura vittata, em média com pouco mais de 600 gramas de peso, possui um orgão intromitente maior que o de uma avestruz. [... ler mais]

Uma primeira referência ao carácter avantajado destas criaturas foi publicada por Kevin McCracken em 2000, na revista The Auk (ref1). Eis aqui traduções livres de dois excertos desse artigo:

Os genitais dos machos das aves não são em geral notadas pelo seu tamanho ou ornamentação extravagante. Em muitas espécies de aves, pénis ou orgãos intromitentes estão ausentes. A transferência de esperma ocorre pela justaposição mútua das cloacas saídas, e há relativamente pouco contacto entre machos e fêmeas quando comparado com o processo de penetração coital em mamíferos, répteis e algumas espécies de peixes e maioria dos insectos. Alguns grupos de aves, incluindo as ratites, anhumas e tachãs, aves aquáticas, e mutuns e aracuãs, possuem orgãos copulatórios masculinos bem desenvolvidos.
Apresento aqui uma descrição do pénis do pato de lago argentino (Oxyura vittata). O uso do pénis das aves aquáticas como um meio de distinguir o sexo e idade de aves vivas é corriqueiro. O que é novo e fascinante nesta espécie é o tamanho relativo (cerca de metade do comprimento do corpo) e a textura espinhosa e semelhante a uma escova do seu pénis. A dissecação e preparação do pénis do pato de lago argentino revelou uma estrutura massiva (aproximadamente igual em comprimento ao pénis da avestruz) com uma peculiar rede de densos espinhos correndo ao longo de todo o comprimento do orgão.

Nas avestruzes macho estamos a falar de cerca de 20 centímetros, que num pato podem paracer imponentes, mas estão longe da verdade. Este primeiro trabalho foi feito com animais mortos. O estudo de animais vivos deu valores ainda mais supreendentes. As verdadeiras dimensões seriam reveladas num outro trabalho, de McCracken e colegas, que teve honras de publicação na revista Nature (ref2). Eis aqui a foto reveladora:

Impressiona. Na verdade é comparável ao tamanho do animal e não a metade. Numa tradução livre da parte deste segundo artigo relativa às dimensões:
Foi anteriormente relatado que este pequeno pato (que tipicamente pesa por volta de 640 gramas) tinha um pénis de 20 centímetros, que é cerca de metade do comprimento total do corpo e comparável ao pénis do macho da avestruz (Struthio camelus). Um novo exemplar obtido na província de Córdoba na Argentina indica, contudo, que o tamanho do pénis desta espécie foi subestimado. Medimos o comprimento do pénis desenrolado e saído de um pato O. vittata excitado, e verificámos que tinha 32.5 centímetros quando pendendo sob a força da gravidade, mas que podia esticar a 42.5 centímetros quando completamente desenrolado.

Os autores avançam duas explicações para tão generosas dimensões. Uma tem a ver com o facto de estes patos serem bastante promíscuos, levantando a possibilidade de que os patos possam usar os seus orgãos intromitentes como uma espécie de escova, para limparem os ovidutos das fêmeas do esperma de machos concorrentes, que possam ter eventualmente copulado com elas anteriormente. Outra possibilidade é que funcione como um chamariz, sendo as fêmeas mais atraídas por machos mais avantajados, um pouco como as penas da cauda dos pavões. Há no entanto toda uma série de perguntas relativas ao acto sexual destes patos, do qual se conhecem poucos detalhes.

Ficha Técnica
Imagem obtida da Wikipedia alemã.

Referências
(ref1) McCracken, K. G. The 20-cm spiny penis of the Argentine Lake Duck (Oxyura vittata) (2000).The Auk 117:820-825. PDF
(ref2) McCracken, K. G., R. E. Wilson, P. J. McCracken, and K. P. Johnson (2001). Are ducks impressed by drakes' display. Nature 413:128. Laço DOI.

1 comentários:

Anónimo disse...

Interessante o "anzol" do patinho....kkkkk!