quarta-feira, dezembro 06, 2006

O Mundo do Hobbit: humanos minúsculos, ratos gigantes

Carregue nas setas para navegar ou no crânio para ir para o início da série.

O garboso caçador das Flores, que mostrei na contribuição anterior sobre este tema, levava ao ombro um animal de razoável tamanho, que apesar das orelhas curtas se reconhecia bem como algo da família dos ratos e ratazanas. Um animal semelhante, que partilhou a ilha com o hobbit, e que provavelmente seria uma das iguarias apreciadas pelo pequeno povo da ilha, existe ainda hoje em dia. Pode parecer estranho mas a ilha que produziu os mais pequenos entre os humanos é o lar de ratazanas enormes. As duas criatura da imagem são ratazana-gigantes das Flores, de seu nome científico Papagomys armandvillei. O gigante no nome é relativo aos outros membros da família: é que para ratazana ter 45 centímetros de comprimento do corpo e cabeça não é nada mau. O tamanho da P. armandvillei corresponde a cerca do dobro da ratazana comum, Rattus norvegicus. Trata-se de um animal endémico das Flores, isto é, que não existe naturalmente em mais nenhum lugar do mundo. [... ler mais]

Encontrei algumas referências à fauna presente e extinta da ilha num excelente artigo de Guy Musser no Bulletin of the American Museum of Natural History (ref1). É um bocado detalhado demais para citar aqui como costumo fazer, mas para aqueles que gostam de ver crânios e dentes de ratos recomendo-o vivamente, Tem tudo o que sempre quiseram saber sobre as ratazanas das Flores. Guy Musser refere lá que das 32 espécies de mamíferos não humanos das Flores, incluindo fósseis e subfósseis, 13 são habitantes "recentes", muito provavelmente trazidos pelos agricultores humanos que se estabeleceram na ilha nos últimos 5,000 anos. Uma grande fatia das espécies de mamíferos que habitam, ou habitaram algures no passado as Flores, são ratos ou ratazanas, num total de 12 espécies. Cinco dessas espécies são endémicas e uma sexta practicamente também o é, conhece-se também das ilhas de Komodo. Dessas seis espécies endémicas ou quase, cinco são representadas apenas por fragmentos fósseis e subfósseis. Resta apenas a P. armandvillei.

Para compreender a relativa raridade de espécies de mamíferos nas Flores, e o número razoável de espécies endémicas, é preciso tecer algumas considerações sobre a geografia da região. Falarei disso na próxima contribuição.

Ficha técnica
(ref1) Musser, G.G (1981). The Giant Rat of Flores and its Relatives East of Borneo and Bali. Bulletin of the American Museum of Natural History 169:67-176.

0 comentários: