sexta-feira, agosto 24, 2007

Em Nilgiris em busca de chá (IV)

Como descrevi na contribuição anterior, devido ao mau tempo resolvi esquecer os macacos e parti para Mudumalai para tentar ver pelo menos um yanai selvagem. Na verdade consegui ver um macho solitário, muito ao longe. Contudo, não me arrisquei a procurar um local adequado para tirar uma foto: é que estes animais investem quando incomodados. Ora se os yanai se mostravam ariscos, em compensação os veados sarapintados comportavam-se como se eu não estivesse lá. O imponente macho da imagem ao lado fazia parte de um pequeno grupo que chegou mesmo ao cúmulo de atravessar a estrada à minha frente, devagar-devagarinho e ignorando completamente as viaturas. [... ler mais]



Como ficava mal uma excursão em busca de yanai sem fotografar nenhum desloquei-me a um local onde se encontravam versões domesticadas das criaturas. A razão pela qual não me pude embrenhar pela selva adentro é porque para o fazer necessitamos de apanhar boleia no dorso de um elefante indiano, de seu nome científico Elephas maximus.

Como já devem ter adivinhado yanai não é mais que a palavra em tamil para designar elefante. Para seguir os bravios convém viajar no dorso de um manso. A foto acima foi tirada num local onde os visitantes do parque podem apreciar o alimentar dos elefantes a meio da tarde. Os tratadores fornecem várias bolas de alimento, à base de arroz e vegetais aos pacatos paquidermes.

Como podem verificar, os elefantes limitam-se a abrir a boca, o tratador mete lá dentro a papinha toda. Notem bem o ar de felicidade do Vijai, com a tromba levantada e a boca bem aberta.

Mas o festim não se limita aos elefantes, outras criaturas vêm em busca de sobras. Entre elas os nossos já conhecidos javalis indianos.

Até os pavões selvagens se passeiam pelas redondezas. Depois de tantas tentativas falhadas ao longo da estrada, consigo uma foto de um pavão macho, junto a um recinto de elefantes, no meio de uma multidão de turistas!

Nesta série de contribuições sobre as Nilgiris, eu falei já por diversas vezes em macacos e convém esclarecer algo. Em Mudumalai, e mesmo em grande parte das regiões de menor altitude das montanhas de Nilgiris, encontra-se facilmente um kurangu em qualquer berma de estrada. Esta é designação em tamil para os macacos mais comuns no território. Como tinha acontecido durante a minha viagem inicial, montes acima, vi imensos destes curiosos macacos cinzentos, habituados (por vezes mesmo demais) à presença humana.

Só bem que interessantes, estes animais da espécie Macaca radiata, não eram os macacos que eu tanto queria ver nas Nilgiris. Felizmente, a depressão no Golfo de Bengala tinha-se deslocado e a previsão meteorológica para o dia seguinte afigurava-se propícia. Na próxima contribuição: finalmente vejo o meu primeiro karungurangu.

Ficha técnica
Fotografias da minha autoria, podem ser utilizadas livremente.

0 comentários: