quarta-feira, agosto 22, 2007

Em Nilgiris em busca de chá (I)

O interregno afinal prolongou-se mais do que esperava pois entretanto voltei à Ásia. O meu périplo asiático terminou no sul da Índia, no estado de Tamil-Nadu, numa viagem que teve que ver com chá e com macacos. Após uma aterragem na capital Chennai, apanhei um outro vôo, para Coimbatore. Foi aí que saí, mais as minhas bagagens, que incluíam roupa quente, casacos e guarda-chuva, pronto para me fazer à estrada, pois tinha ainda que percorrer umas dezenas de quilómetros antes de chegar ao meu destino. Roupa quente não é engano. Embora localizado no sul da Índia, o local que eu buscava caracteriza-se por frio e chuva. [... ler mais]



Mas antes de me aventurar pela estrada resolvi procurar um pouco de alimento. Para almoço escolhi algo leve, pois esperavam-me horas de uma viagem por estradas cheias de curvas. Comi por isso um pouco de sambar, acompanhado de urulaikizhangu, kichadi, appalan e murungaikai.




Tudo consumido de acordo com as normas locais: com a mão (direita) e em cima de uma folha de bananeira. Quanto aos nomes misteriosos da comida, sambar é tamil para arroz, e urulaikizhangu quer dizer batatabatata (literalmente). Os restantes são nomes locais de pratos de vegetais. Para terminar este repasto bastante condimentado pedi tea com paal, que é como quem diz chá com leite. O chá em Coimbatore é trazido dentro de um copo metálico, acompanhado de uma pequena malga, e vem a ferver. Infelizmente só depois de ter escaldado os dedos é que percebi a razão dos dois recipientes.


Ao iniciar a nova etapa da viagem deparei-me com uma visão familiar:

Estes pequenos veículos com três rodas são comuns em grande parte dos países asiáticos, onde fazem as vezes de táxis. Conhecidos por tuc-tucs na Tailândia e Camboja, na Índia são chamados autos.

Mas os autos não serviam para me levar ao meu destino, era preciso um veículo mais possante. É que eu ia para o distrito de Nilgiris, as montanhas azuis, a mais de 2,400 metros de altitude. Durante os dias que se seguiriam as minhas viagens levar-me-iam a vários dos locais indicados no mapa, tais como Coonoor, Kotagiri, Ootacamund e Mudumalai.


Ver Mapa Maior

Eis aqui uma vista das montanhas azuis, algures na estrada de Coimbatore a Coonoor. A qualidade não é lá grande coisa, pois foi tirada de um veículo em andamento. Na altura nem me apercebi dos burros (mãe e cria) próximos do camião.


O meu destino para a noite era a capital do distrito de Nilgiris, Ooty (outro nome de Ootacamund). Tinha muito que subir, mais de três horas.

[Continua]

Ficha técnica
Mapas cortesia do GoogleMaps.
Todas as fotografias são da minha autoria (algo que se nota pela fraca qualidade), e podem ser utilizadas livremente.


0 comentários: