quinta-feira, agosto 23, 2007

Em Nilgiris em busca de chá (II)

Como referi na contribuição anterior o meu destino eram as Nilgiris, as montanhas azuis. A que se assemelham as Nilgiris? Bem, acima de mil metros são sobretudo verdejantes campos de chá. É que o distrito de Nilgiris é famoso pelo seu chá, saboroso e de aroma forte. Esta panorâmica mostra o Lago Esmeralda, próximo da localidade com o mesmo nome. Como podemos ver a paisagem foi fortemente modificada pelos seres humanos. Chá, chá e mais chá, por toda a parte. Existem, no entanto, algumas zonas de vegetação densa, protegidas e de acesso limitado, onde sobrevivem a fauna e flora originais das montanhas. [... ler mais]

As Nilgiris são famosas pelas suas casas de chá de beira de estrada, como a que se mostra aqui, em Kotagiri.

Não se deixem impressionar pelo aspecto do estabelecimento, aqui o chá era mesmo muito bom. Passei grande parte do meu tempo a saborear chá com leite em casas de chá deste tipo, e o chá nunca me desiludiu.

Após uma pausa e um chá revigorante, pus-me novamente a caminho e cheguei finalmente a Udhagamandalam, a capital das Nilgiris. Tal como muitas municipalidades indianas mudou recentemente de nome. Antes era conhecida por Ootacamund, abreviada muitas vezes para Ooty. As montanhas azuis possuem um clima de tipo europeu, e os britânicos estabeleceram-se de armas e bagagens no local, durante o raj. A influência é ainda visível: este cruzamento, o ponto de encontro por excelência em Udhagamandalam, é chamado de Charing Cross.

Udhagamandalam está acima de 2,200 metros de altitude e durante a noite pode ser muito fria, mesmo durante os meses de verão. Para piorar as coisas, um depressão no Golfo de Bengala trazia vento e chuva persistentes. Depois de ter vestido uma malha e um casaco e, mesmo assim, continuar com frio, resolvi testar a cozinha local, num estabelecimento cujo aspecto fazia em tudo lembrar as casas de chá de Kotagiri. Como estava fatigado pedi algo simples, chappathy com vegetais.

Com o estômago aconchegado, mas cansado e cheio de frio, procurei o meu alojamento, numa zona de natureza protegida, um pouco para lá da cidade. Após um banho quente e com dois cobertores em cima de mim, adormeci e sonhei com macacos. É que o objectivo da minha viagem não era na verdade visitar as casas de chá de Nilgiris, o que eu buscava eram os karungurangu.

Ficha técnica
Fotos da minha autoria, podem ser utilizadas livremente.

0 comentários: