quinta-feira, março 09, 2006

Estes são os filhos do dragão

Embora não tenha saído um outro artigo hoje sobre salamandras, todas as desculpas são boas para falar de animais com aspecto invulgar. Como que adivinhando os meus pensamentos, Darren Naish fala de salamandras cegas em grutas europeias, no Tetrapod Zoology. A espécie que ele descreve é o Proteus anguinus, uma salamandra de 25 a 30 cm de comprimento, endémica das grutas da região dos Alpes Dináricos, desde a região de Veneza, até à Bósnia Herzegovina. A forma mais comum é completamente cega e, quando vive ao abrigo da luz do Sol, tem uma cor rosada, e o aspecto que se mostra na imagem. [... ler mais]

Esta salamandra é no entanto completamente albina, e se colocada num local com luz a pele adquire uma tonalidade mais escura. Para além da forma cega, existe uma variante de cor escura e com olhos bem desenvolvidos, a sub-espécie Proteus anguinus parkelj, que se encontra ameaçada, existindo apenas num lago em Dobliče na região de Bela Krajina na Eslovénia. Em tempos idos as pessoas da região chamavam a estes animais "larvas-de-dragão" e o nome de certa forma justifica-se. Para alguns grandes planos destas criaturas, de que apenas uma mãe dragão, ou um adepto do Futebol Clube do Porto, poderiam gostar, ver as fotos desta página.

Trata-se de um animal com um metabolismo muito lento, que só atinge a maturidade sexual aos 7 anos e que pode viver pelo menos até perto de 60 anos. Tal como no caso dos peixes das grutas, discutidos aqui há algum tempo atrás, e também aqui, o facto de possuirmos uma forma de superfície e várias formas cavernícolas, torna esta criatura particularmente adequada a estudos de evolução.

0 comentários: