quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O regresso do monstro com dentes grandes como pepinos

Esta sorridente pequerrucha é filha de Jørn Hurum, um paleontólogo que procura restos de répteis marinhos nas costas da Noruega. A criança está a servir de escala para uma descoberta do pai, um bicharoco cuja barbatana com quase três metros ultrapassa em muito o tamanho da miúda. Eu já tinha falado anteriormente desta descoberta, um plessiossauro de pescoço curto e boca enorme, um pliossauro, que os descobridores diziam ter "dentes grandes como pepinos." Pois bem, a partir desta barbatana é possível estimar que o tamanho do animal, que terá vivido cerca de 150 milhões de anos atrás, era maior do que se pensava, andaria por volta dos 15 metros. Ou seja, este é o maior pliossauro jamais descoberto. O animal aguarda para já uma descrição mais formal, e um nome, mas Jørn Hurum, Espen Knutsen, e Hans Arne Nakrem do Museu de história Natural da Universidade de Oslo colocaram em linha algum material que reproduzo aqui. [... ler mais]

A descoberta foi feita no remoto arquipélago norueguês de Svalbard, a 78 graus de latitude Norte, e a apenas 1300 quilómetros do Pólo Norte. Eis aqui uma imagem de trabalho de campo no meio do frio e alguma neve.

Eis aqui a vermelho os elementos do esqueleto que foram recuperados até agora:

A partir destes elementos, e admitindo que não andará muito longe de outros pliossauros conhecidos, é possível reconstruir o aspecto do animal em vida. Eis aqui uma ilustração mostrando o "monstro" a tentar capturar um pterossauro.

Embora grande o monstro de Svaalbard ficava bastante aquém de uma baleia azul. Eis aqui uma ilustração, à escala, mostrando uma orca, uma baleia azul, e o pliossauro de quinze metros:

O mergulhador humano, não sei porquê, fez-me recordar o cabeçalho da Malla pelo Mundo. A Lúcia ficaria bem aconchegadinha dentro daquela bocarra.

Como tinha referido na contribuição mais antiga, este pliossauro é apenas um de entre muitos fósseis de répteis marinhos descobertos em Svaalbard. Há cerca de 40 criaturas recuperadas na ilha. Entre elas encontram-se os plessiossauros mais comuns, de pescoço comprido, mas com as mesmas quatro barbatanas, que podemos ver numa outra ilustração artística:

Já agora, alguns comunicados de imprensa que vi por aí referem este animal como sendo o maior réptil marinho de todos os tempos. Ora isso não é verdade, alguns ictiossauros eram bem maiores.

Ficha técnica
Imagens, ilustrações e inspiração para o texto a partir do comunicado de imprensa no Museu de História Natural na Universide de Oslo.

1 comentários:

Lucia Malla disse...

Hahahahahaha!! Ótimo, Caio!!! Acho q eu ficaria bem mesmo... mas confesso q os dentes amedrontam... :D