sábado, novembro 25, 2006

Paquiceto, o mais antigo da linhagem

Esta é uma reconstrução de um Pakicetus, membro de um grupo de animais que viveram há mais de 50 milhões de anos na região que hoje é o Paquistão e Noroeste da Índia. Eram parentes próximos do antepassado de um grupo de animais de que falei aqui recentemente. Do tamanho de um lobo, possuíam pernas compridas, uma cauda robusta, e pequenos cascos a cobrirem as extremidades dos dedos, denunciando o seu parentesco com os artiodáctilos. Pelo aspecto, a afinidade com os seus parentes modernos mais próximos não é facil de estabelecer. Na verdade a relação entre o Pakicetus e as criaturas existentes hoje em dia repousa num conjunto de especializações do seu ouvido-interno. Quais são esses parentes modernos? Bem, o nome dá uma pista, pois indica não só o local de origem, Paki para Paquistão, mas também o grupo de mamíferos de que faz parte. [... ler mais]

Pois é, o cetus é de cetáceo. Trata-se dos mais antigos cetáceos conhecidos. Pode parecer estranho que os cetáceos incluam animais com pernas e cascos, mas há 50 milhões de anos era assim. Este animal para todos os efeitos pode ser considerado uma baleia, Não vivia no oceano, e embora pudesse seguramente nadar, não seria um nadador extraordinário. Deambularia provavelmente pela foz ou estuários dos rios da região onde os seus restos foram encontrados.

A razão que me leva a falar neste animal não é nenhum artigo acabado de sair, mas mais uma excelente contribuição no blog de Carl Buell, que anunciou uma série de artigos e ilustrações sobre este tema. Para além de uma versão actualizada e a cores do Pakicetus há ilustrações de cetáceos modemos. Vão ao Olduvai George e fiquem maravilhados. O mais extraordinário é a promessa de que há mais a caminho.

Ficha técnica
Ilustração de Pakicetus cortesia de Carl Buell, retirada desta página. Esta imagem pode ser utilizada livremente desde que inclua a legenda: Illustration by Carl Buell, and taken from http://www.neoucom.edu/Depts/Anat/Pakicetid.html, ou uma tradução em português que foi o que fiz.

0 comentários: