domingo, novembro 11, 2007

Sopa da Pedra, edição de Fajão

Fajão é uma povoação no Concelho da Pampilhosa da Serra, estrategicamente colocada num vale recôndito rodeado de montanhas. Para quem goste de passeatas aos altos e baixo há muito por onde escolher: é rodeada pelo rochedos de Penalva e pelo cabeço da Mata, pela Serra da Rocha, pela Serra da Amarela e pelo Picoto de Cebola. Mas Fajão tem algo a que os apreciadores dos calhaus não serão capazes de resistir: grande parte das casas são feitas de pedra. Trata-se de uma das "Aldeias do Xisto" de Portugal. É um local muito bonito e aprazível, mas também muito pequeno, moram por volta de 300 pessoas em toda a freguesia, que inclui outras povoações. Existem no entanto vários locais de interesse, incluindo uma notável igreja do século XVIII, com imagens de santos e de Nossa Senhora do Rosário do século XVI, o museu Monsenhor Nunes Pereira, e uma casa de pasto onde aconselho para almoço o excelente javali local, regado com uma boa escolha de vinhos alentejanos. [... ler mais]

Inspirados por este panorama da aldeia vejamos então alguns dos temas com interesse na blogosfera paleo/geológica em português durante o mês de Outubro. Comecemos por it até ao Açores e recuar no tempo, até 50 anos atrás, cortesia do GEOCRUSOE. No remoto mês de Outubro de 1957 Portugal ganhava uma ilhota, no Faial. Mas a ilhota nova desapareceria ainda antes de terminar esse mesmo mês de Outubro. O aniversário dos Capelinhos não foi ignorado no Faial, sendo celebrado com música a condizer.

O interesse Geológico do Faial não se esgota contudo no Vulcão dos Capelinhos, e o GEOCRUSOE mostra detalhes de uma ilha com falhas. Essas falhas geológicas, estão relacionadas com vários tipos de movimentos. Um só sismo pode provocar desníveis de um metro e no Faial, por toda a parte, há traços de antigos tremores de terra na paisagem.

Esta casa típica, logo à entrada da aldeia, traz-nos ao próximo grupo de contribuições, dedicadas a pedras vistas nas profundezas, com muita água e lama. Água suficiente para dar banho aos nalga, sobretudo para os que gostam de se roçar no barro. Foi o que sucedeu com o Núcleo dos Amigos das Lapas, Grutas e Algares. Eles gostaram tanto que não resistiram às saudades da lama de Alvide, e fizeram mesmo um filme com as formas cársicas nas grutas.

Já agora, sabiam que se pode fazer espeleologia sem sair da cidade? O Porto visto das suas entranhas. Mais uma dos NALGA.

A flora de Fajão inclui esta planta, o medronheiro, que atrai os fabricantes algarvios de aguardante de medronho, que compram grande parte da produção local. Esta é uma boa desculpa para introduzir o próximo tema. Para quem gosta de ver cinema de capacete o Algarve é o destino indicado, com um gostinho a sal e a profundezas. Bebam mais informação cortesia Geopedrados.

Se visitarem Fajão, fiquem para jantar, pois o cabrito é excelente, e não se esqueçam de provar a aguardente de mel do sítio. Não se preocupem quanto a terem que se fazer à estrada. Podem dormir na prisão, que por acaso até fica bastante em conta. É o edifício de xisto no cimo das escadas de pedra da imagem abaixo, transformado numa confortável pensão.

Para terminar a visita pela blogosfera nada melhor que dinossauros. Em Cantanhede, os dinossauros extinguem-se a 9 de Dezembro deste ano, estando destinados ao uso como matéria prima nas obras da Câmara Municipal. Até lá são de areia. Tudo explicado no De Rerum Natura.

O paleontólogo Octávio Mateus arrasta os seus ossos na Mongólia, algures no Gobi entre anquilossauros, tarbossauros, e ovirraptores. As revelações vêm no GeoLeiria. Claro que nestas coisas é sempre bom ir beber à fonte, se bem que referente ao mês de Setembro. Visitem por isso os Lusodinos.

Para terminar com paleontologia, fotos da bela e do monstro. A bela é uma jovem africana, o monstro é Luís Azevedo Rodrigues um fémur de plateossaurídeo, via Ciência Ao Natural.

Com esta imagem das montanhas vizinhas de Fajão termina o Sopa da Pedra de Outubro de 2007. A lista de temas foi elaborada a partir dos emails enviados pelo leitores. Aceito sugestões relativas ao mês de Novembro até ao primeiro fim de semana de Dezembro, aqui nos comentários ou no email que podem encontrar na barra lateral. Para detalhes relativos aos temas que me interessam consultem a versão zero. Já sabem, nada de política ou controversas criacionistas: só pedras e fósseis.

Ficha técnica
As imagens são da minha autoria e podem ser usadas livremente.

1 comentários:

Ciência Ao Natural disse...

:-)
Obrigado pela monstro-que-me-toca!

Luís Azevedo Rodrigues