segunda-feira, outubro 31, 2005

Vampiro por afinidade

Eu considero-as criaturas adoráveis, mas muitas pessoas têm um medo irracional das aranhas, aquelas criaturas sorrateiras, por vezes peludas, com muitos olhos, grandes patas e um aspecto sinistro. O que essas pessoas não sabiam até agora é que algumas dessas aranhas têm um apetite voraz por sangue. [... ler mais]

Para dizer a verdade as aranhas não andam atrás das pessoas para lhes sugar o sangue, no fundo para elas o nosso sangue é uma espécie de condimento. Num artigo dos Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, Jackson e Colegas (ref 1) descrevem o comportamento predatório da aranha saltadora africana, Evarcha culicivora. Estas aranhas têm um saudável apetite pelos verdadeiros vampiros, os mosquitos, mas, quando presenteadas com um mosquito macho, que não suga sangue, um mosquito fêmea bem empaturrado com o sangue de uma qualquer vítima, e um mosquito fêmea alimentada com água açucarada, as aranhas preferiram de forma consistente as fêmeas repletas de sangue. Estas aranhas não têm um aparato bucal adequado a sugar sangue directamente dos seres humanos, mas para já o apetite está lá.

Referências:
(ref 1) Jackson RR, Nelson XJ, Sune GO (2005) A spider that feeds indirectly on vertebrate blood by choosing female mosquitoes as prey. Proc Natl Acad Sci U S A. 102(42):15155-60.

Créditos da imagem: R.R. Jackson, numa página de J.Prozynski

0 comentários: