sexta-feira, agosto 18, 2006

Blogues e a dificuldade em divulgar temas de Biologia

Na Roda de Ciência, o tema do mês é a questão do jornalismo científico, divulgação científica, e o papel dos cientistas nessa divulgação. Embora a população leitora de blogues seja pequena, não é tão pequena como isso, e dá para retirar algumas conclusões sobre o real interesse da população pelos temas científicos. Notei que alguns são mais populares que outros. Os meus leitores parecem não se interessar muito por Biologia, o que me incomoda um pouco, pois cerca de 70% das minhas contribuições são sobre esse tema.
[... ler mais]

Antes de analisar os problemas de popularidade dos vários temas, é importante não escamotear as diferenças enormes que existem entre um blogue e os meios de divulgação tradicionais, como colunas em jornais, palestras, ou mesmo as páginas da Internet num formato mais tradicional. Num blogue fala-se sobretudo daquilo de que se gosta. Há, por exemplo, blogues de cientistas que começaram com a intenção de falar um pouco de ciência mas resvalaram completamente para temas políticos/artísticos. O caso mais óbvio, que apesar de tudo mantenho na lista de Ciência em Português, é o Linha dos Nodos. Por outro lado, num blog pode falar-se de tudo um pouco, incluindo aspectos da vida pessoal, e pode dizer-se de alguns blogs (Osame cadê você?) que têm mesmo um carácter intimista.

O Cais de Gaia, ao contrário da maioria dos blogues na roda de ciência, é um blogue de não especialista, de carácter jornalístico. A génese seguiu um trajecto um pouco ao contrário de outros blogues. Por estranho que possa parecer, na primeira versão era um blogue sobre futebol. A passagem à ciência foi apesar de tudo natural, pois se existe uma ampla escolha de blogues para satisfazer as minhas necessidades futebolísticas, não abundam na internet locais escritos em Português que se situem a um nível intermédio entre o blogue de especialista e o blogue de entusiasta. Como blogue é algo eclético, qualquer artigo que leia e ache interessante falo nele. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a dificuldade de captar público com os temas de Biologia, e mesmo Geologia, que não tenham que ver com Astronomia. É curioso mas páginas sobre as novas Luas de Plutão, o tal objecto alcunhado de Xena maior que plutão, o asteróide Apófis, géiseres em Encélado, Xanadu em Titã, ou mais recentemente a tal coisa de Marte ser visto com o tamanho aparente da Lua, receberam milhares de visitas em poucos dias. Nenhuma das minhas páginas sobre Biologia ou temas afins como Paleontologia recebeu muito para além da centena ou poucas centenas de visitantes. Estamos a falar de uma diferença de mais do que uma ordem de grandeza.

A explicação poderia ser algum defeito na minha escrita, mas a impressão que tenho é que os blogues de biologia em português têm mesmo pouca procura. Este desinteresse é algo paradoxal quando se pensa que o blog de ciência mais popular nos EUA é o pharyngula, exactamente sobre temas ligados à Biologia e evolução. Será que o sucesso que têm nos EUA se deve sobretudo ao problema do criacionismo, que não existe em Portugal e no Brasil? Será que tem a ver com diferentes níveis de exposição nos meios de comunicação tradicionais, e a blogosfera ainda se ressente disso?

COMENTÁRIOS (via roda de ciência)