segunda-feira, agosto 14, 2006

As coisas que os químicos podem fazer na cozinha

Eis algo que descobri através do blog da GrrlScientist, Living the Scientific Life (Scientist, Interrupted).Se quer saber o acontece quando se juntam 200 litros de coca-cola de dieta e 500 pastilhas de Mentos, eis a sua oportunidade. Ainda por cima pode ver tudo em filme (exige ligação rápida e paciência, são cerca de 12 Mbytes). [... ler mais]



Já agora, os cientistas pensam que a causa dos géiseres é física e não química. As rugosidades e poros na pastilha dos mentos permitem que se formem quantidades colossais de bolhas muito depressa. Embora isto não queira dizer que se corra o risco de "rebentar", caso se beba coca-cola e se comam Mentos ao mesmo tempo, os autores do vídeo alertam as pessoas para que não testem os limites dos respectivos estômagos.

Adenda: fui demasiado rápido ao referir o que os cientistas pensam. Há quem defenda um "modelo químico". O Douglas Adamoski Meira fez um trabalho de pesquisa bastante exaustivo e explica as várias soluções de forma bastante detalhada no seu blog Leituras para um ócio produtivo.

Ficha técnica
O filme e uma explicação de como funciona (em inglês) cortesia de EepyBird.com

0 comentários: