terça-feira, março 07, 2006

Quando até os pequenos têm chifres

De regresso aos dinossauros, desta vez não a um feroz carnívoro, mas a um herbívoro, que apesar disso não tem um ar muito pacífico. O PaleoBlog refere um novo artigo de Mark Goodwin e colegas no Journal of Vertebrate Paleontology, sobre o tricerátopo, em particular a espécie Triceratops horridus. O artigo descreve o mais pequeno crânio de Triceratops horridus já descoberto. [... ler mais]

O crânio do bébé tricerátopo, que se mostra acima, foi descoberto em 1997 pelo caçador de fósseis amador Herley Garbani, juntamente com algumas vértebras, dentes e tendões, na formação de Hell Creek no estado de Montana nos EUA. O crânio é "pequeno" pois mede apenas cerca de 30 centímetros, enquanto o crânio de um adulto seria 6 vezes maior, ou seja o tamanho de um homem adulto. Os autores do artigo usam as características do crânio para especular sobre a função dos chifres e da aba que os animais apresentam sobre o pescoço. Em particular, visto que ambas as características estão presentes desde a mais tenra idade, Godwin e colegas sugerem que os chifres e aba não têm apenas uma função ligada à competição sexual, mas que seriam também importantes para os membros da manada se reconhecerem entre si.

Voltarei a este assunto assim que conseguir uma cópia do artigo, pois o que está aqui foi baseado apenas na declaração para a imprensa reproduzida no PaleoBlog. Mas já agora, para se ver quão "amoroso" o bébé parece quando comparado com um adulto mostram-se abaixo duas perpectivas de um esqueleto de tricerátopo exposto no museu de história natural do Smithsonian.



Referências
Goodwin, M. B., W. A. Clemens, J. R. Horner, and K. Padian (no prelo). The smallest known Triceratops skull: New observations on ceratopsid cranial anatomy and ontogeny. Journal of Vertebrate Paleontology.

0 comentários: