terça-feira, junho 27, 2006

Fogos em Angola vistos do espaço

Enquanto procurava notícias sobre acontecimentos do último mês no Monte Merapi encontrei esta interessante imagem de satélite da região de Angola, tirada no passado dia 24 de Junho, pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Aqua da NASA.

Os pontinhos brilhantes na imagem marcam a posição de fogos, que se estendem desde a costa de Angola à esquerda até ao lago Tanganica à direita (mesmo junto ao canto superior), estendo-se através da República Democrática do Congo e a Zâmbia. Esta imagem é uma composição, o MODIS indica pontos onde a temperatura é mais elevada e esses pontos são colocados sobre uma fotografia dessa região. [... ler mais]

Na fotografia original não se vêm pontinhos brilhantes, estes foram acrescentados digitalmente. Já agora, eu preenchi os contornos e usei uma cor diferente do vermelho original, para que as posições ficassem mais visíveis.

Estamos a falar de centenas, senão mesmo milhares de pequenos incêndios, resultantes muito provavelmente de queimadas com intuitos agrícolas. Se olharem com atenção podem ver mesmo as colunas de fumo que emanam dos fogos, mais fáceis de ver na ampliação em baixo da zona da fronteira norte de Angola. Mais uma vez saliento o facto de que os pontos brilhantes foram acrescentados digitalmente para marcar posições de temperatura elevada detectadas por intermédio do MODIS. O fumo, contudo, faz parte da fotografia original.


Trata-se de um exemplo impressionante como uma actividade humana aparentemente descoordenada pode ser visível do espaço.

Ficha Técnica
Imagens e inspiração para o texto retiradas do Earth Observatory da NASA, desta página.

0 comentários: