sexta-feira, maio 12, 2006

Cefalópodes bebés, pequeninos e amorosos, lançados às feras

De volta ao Censo da Vida Marinha. Para lá de anjos, borboletas, e elefantes adultos, a equipa de cientistas capturou alguns exemplares de bebés com tentáculos. Os pequenos cefalópodes são forçados a desenvencilharem-se sozinhos no vasto mar dos sargaços, sem auxílio dos seus progenitores. Apesar dos grandes olhos e aspecto amoroso estas criaturas não são propriamente meigas. O título desta contribuição só em parte está correcto. Estes pequenitos podem ter sido lançados às feras, mas para muitos habitantes do zooplâncton as feras são eles. [... ler mais]

Os polvos e lulas bebés são predadores activos que buscam e perseguem as suas presas. Para ilustrar esse ponto procurei e encontrei nos arquivos da NOAA imagens que não foram retiradas deste estudo, mas que estão de certa forma relacionadas, pois mostram um parente próximo do par acima, um outro cefalópode bebé (polvo?), a atacar uma borboleta do mar.

Ou pelo menos assim parece. Infelizmente as imagens não tinham descrição e fiquei sem saber se a história teve um final feliz para o pequeno cefalópode e infeliz para o gastrópode, ou vice-versa.

Já que falei de polvos, não resisto a colocar aqui um laço para um filme que mostra um polvo que se assemelha ao Dumbo (o famoso elefante dos desenhos animados). O filme foi obtido a 3 km de profundidade e pode ver-se aqui, cortesia do Censo da Vida Marinha e de Michael Vecchione/NOAA.

0 comentários: