quarta-feira, janeiro 24, 2007

A Flora finalmente é mamã e papá

Pois é os rapazinhos nasceram. Eu tinha referido aqui há uns dias que uma fêmea da espécie Varanus komodoensis, chamada Flora pelos tratadores, tinha posto uma ninhada de ovos, no distante dia 21 de Maio de 2006, sem a participação de qualquer macho. Dado o mecanismo da determinação do sexo nos dragões, o processo de partenogénese só poderia originar meninos. Pois eis que aí estão eles, cinco robustos dragõezinhos, medindo de 40 a 45 centímetros e pesando de 100 a 125 gramas cada um. O primeiro saiu da casca no dia 15 de Janeiro, seguido pelos irmãos nos dias 17, 18, 21, e 22 do mesmo mês. Há ainda dois ovos que poderão aumentar o agregado familiar. [... ler mais]

Nas palavras de Kevin Buley, um dos curadores do Zoológico de Chester, onde reside a feliz família:

A Flora mostra-se alheia a toda a excitação que causou mas estamos encantados por dizer que ela é agora papá e mamã. Quando o primeiro dos bebés eclodiu não sabíamos se lhe devíamos oferecer uma chávena de chá ou passar-lhe um charuto.

Enfim o típico humor britânico, mas é de facto uma ocasião feliz, sobretudo para os pequenos dragões, que se deliciam com uma dieta de grilos e gafanhotos. Só lhes falta mesmo o cartão de sócios do Futebol Clube do Porto.

Ficha técnica
Texto inspirado nas notícias do Chester Zoo, onde podem ser vistas imagens dos pequerruchos.

0 comentários: