quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Chega-te para lá tiranossauro

É oficial, o Tirannossaurus rex foi ultrapassado como o maior predador terrestre, e por uma larga margem. Todos aqueles que viram o Parque Jurássico III se lembram que o vilão da história era um estranho dinossauro com uma cabeça que fazia lembrar um crocodilo e com uma espécie de vela nas costas, o Spinosaurus aegyptiacus. [... ler mais]

Os restos algo incompletos do Spinosaurus aegyptiacus foram descobertos em 1912 pelo coleccionador Markgraf, no vale de Baharija no Egipto, tendo sido descritos por Strommer em 1915. Esses restos acabariam por se perder durante a guerra na Europa, mas novos exemplares foram descobertos nos últimos anos. Exemplares esses que sugeriam que o espinossauro poderia facilmente destronar outros superpredadores do passado da posição de maior carnívoro terrestre. Isso acaba de ser comprovado num artigo de Dal Sasso e colegas, no Journal of Vertebrate Paleontology (ref1). Tradução livre do resumo:

Novos exemplares do estranho terópode Spinosaurus cf. S. aegyptiacus do Cretácico tardio (Cenomaniano inicial) de Marrocos revelam nova informação acerca da estrutura do rosto e sobre o grande tamanho atingido pelos adultos da espécie.
O período indicado significa que os espinossauros viveram cerca de 30 milhões de anos antes dos tiranossauros e noutra região do globo, pelo que um combate como o do filme nunca poderia ter acontecido. Um pouco mais adiante:
O tamanho do rosto sugere que o Spinosaurus pode muito bem ter excedido o tamanho dos adultos de outros terópodes como o Tirannossaurus e o Giganotosaurus.
O giganotosauro era um predador da Argentina que tinha cerca de 15 metros de comprimento e já superava o tiranossauro em qualquer coisa como um metro e meio. Os autores do artigo descrevem em detalhe um fragmento do crânio do espinossauro. Embora esse fragmento tenha "apenas" um metro de comprimento, a comparação com outros crânios conhecidos indica que o crânio completo teria uma dimensão total de 1.75 metros. Isto é, o crânio desta criatura era do tamanho dum homem adulto. Baseados nas dimensões do crânio e no conhecimento de outros esqueletos desta criatura os cientistas calculam que o indivíduo de ondem provêm estes restos teria de 16 a 18 metros de comprimento, claramente o maior predador que andou pela superfície da Terra e que deixou algum tipo de vestígios.

Referências
(ref1) Dal Sasso, C., Maganuco, S., Buffetaut, E. & Mendezm M. A. 2005. New information on the skull of the enigmatic theropod Spinosaurus, with remarks on its size and affinities. Journal of Vertebrate Paleontology, 25, 888-896.

0 comentários: