quinta-feira, fevereiro 09, 2006

O pequeno tiranossauro com a crista bizarra

Curiosamente o espinossauro de que se fala na contribuição abaixo foi ignorado pela imprensa, que publicitou no entanto largamente a descoberta de um parente afastado do tiranossauro, o Guanlong wucaii, com uns míseros 3 metros de comprimento e que viveu cerca de 100 milhões antes do seu primo maior. [... ler mais]

Esta criatura é descrita em detalhe num artigo de Xu e colegas(ref1). Trata-se de uma descoberta interessante por vários motivos. Por um lado pela idade do achado, pois vem esclarecer a relação entre as diversas famílias de animais que constituem aquilo que se chama os tiranossaurídeos. Mas o que chama mais a atenção neste dinossauro é a estranha crista no alto da cabeça. Visto que uma estrutura frágil deste tipo parece de pouca utilidade para um predador, os autores do artigo da sugerem que se trataria de uma estrutura usada para atrair membros do sexo oposto, à semelhança da cauda de um pavão. Uma reconstituição artística do aspecto que este animal poderia ter pode ser encontrada aqui.

A reconstituição destes animais com penas longas nas asas e cauda, bem como penas menores por todo o corpo não é completamente especulativa, pois descobertas recentes mostraram que parentes próximos dos tiranossaurídeos possuíam de facto penas. A maioria dos autores considera mesmo que as aves são dinossauros. A minha reconstrução favorita de um dinossauro é DEINONYCHUS: A NEW LOOK FOR THE YEAR 2000 de Luis Rey, que mostra um parente próximo dos famosos velociraptores do Parque Jurássico com um aspecto que faz pensar numa galinha com mau feitio.

Referências
(ref1) Xing Xu, James M. Clark, Catherine A. Forster, Mark A. Norell, Gregory M. Erickson, David A. Eberth, Chengkai Jia and Qi Zhao (2006). A basal tyrannosauroid dinosaur from the Late Jurassic of China. Nature 439, 715-718. Laço DOI.

0 comentários: