sábado, agosto 25, 2007

Em Nilgiris em busca de chá (V)

Finalmente, após vários dias decepcionantes, acordei com bom tempo em Udhagamandalam. O Sol brilhava, os pássaros cantavam e foi com boa disposição (e menos frio que nos dias anteriores) que saboreei o meu pequeno almoço, pongal, seguido do costumeiro chá. Após conferenciar com alguns habitantes locais sobre os melhores locais onde procurar parti em busca do raro e ameaçado karungurangu, que é como se diz macaco negro em tamil. [...ler mais]

Como referi numa das contribuições anteriores, grande parte das Nilgiris foi transformada pela actividade humana. Para lá dos campos de chá, há ainda grandes plantações de legumes e eucaliptais. Restam no entanto algumas regiões de floresta, que são áreas protegidas, onde a entrada de visitantes é controlada. Eu tinha acesso a essas áreas, mas com com algumas condições: não me afastar demasiado da estrada ou caminhos, e não perturbar os animais que porventura encontrasse. Segui assim primeiro ao longo da estrada que mostro na imagem acima, onde os habitantes locais me disseram ser possível ver karungurangu a alimentarem-se durante períodos de bom tempo. Percorri lentamente esta estrada, andando umas dezenas de metros e depois parando para escutar e prescrutar as árvores circundantes. Não tendo tido sucesso, meti-me por alguns caminhos usados pelos habitantes locais. Experimentei mesmo alguns carreiros, embora tenha tido sempre cuidado para não me embrenhar demasiado pela selva adentro. É que ouvi histórias sobre a presença de leopardos na região. Após algumas horas de busca infrutífera decidi voltar à proveniência em busca de almoço e chá.

Durante a tarde lá voltei aos caminhos, tal como este,
e ainda este, onde deambulei por algumas horas, sem sucesso.

Voltei assim um pouco desanimado ao local onde tinha o meu quarto, sem ter conseguido ver os esquivos macacos pretos. Eis senão, quando a poucos metros do local onde dormia, dou de caras com um rosto no meio da vegetação:

Pois é, enquanto eu os procurava pela selva adentro, os karungurangu devoravam a vegetação em torno do meu quarto.

A contribuição já vai longa pelo que para já fico por aqui. Mais fotos de macacos na próxima contribuição.

Ficha técnica
Fotos da minha autoria. Podem ser utilizadas livremente.

0 comentários: