domingo, janeiro 29, 2006

O lado sombrio da energia limpa

As turbinas eólicas têm vindo a instalar-se na paisagem portuguesa e perspectiva-se que num futuro próximo o seu número aumente de forma avassaladora. O objectivo das turbinas é louvável: produzir energia limpa, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis, que a maioria da comunidade científica associa ao aquecimento global. [... ler mais]

O aquecimento global pode vir a ter consequências devastadoras nos ecossistemas e um dos objectivos das energias renováveis é proteger a vida selvagem. Ora é esse aspecto que não tem sido devidamente acautelado na instalação das turbinas eólicas, e mais um exemplo desastroso acaba de ser noticiado. Notícias em inglês podem ser encontradas aqui e aqui.

Quatro águias de cauda branca foram encontradas mortas no parque eólico de Smola, situada nalgumas ilhas remotas da Noruega. A causa da morte foram as turbinas, duas águias estavam mesmo cortadas ao meio. O mais preocupante é que mais 30 águias não voltaram aos seu locais de nidificação.

Muitos dos grupos que defendem a instalação das turbinas têm minimizado o possível impacto negativo sobre as aves. Como se pode ver neste exemplo esse não é o caso. A questão é até que ponto o governo português considerou a questão antes de investir dinheiro público nestas coisas. Não faz sentido apresentar algo como amigo do ambiente quando essa coisa pode ter custos elevados na vida animal.


0 comentários: