terça-feira, novembro 08, 2005

Isso no teu bolso é uma serpente marinha ou estás feliz por me ver?

Embora não dê grande crédito à maioria dos objectos de estudo da criptozoologia admiro a perseverança de alguns dos entusiastas. A criptozoologia é uma actividade que busca animais cuja existência não foi provada embora apareçam em relatos de um grande número de testemunhas. Estas criaturas são o que, usando uma tradução livre do termo inglês, referirei por críptidos. Os críptidos vão desde animais recentemente desaparecidos, ou que existiram até há pouco tempo no registo fóssil, tais como o tigre da tasmânia, ou o leão marsupial Thylacoleo carnifex, até criaturas mais do domínio do imaginário como o Bigfoot e o Monstro do Loch Ness. [... ler mais]

Um grupo de críptidos que aparece de forma consistente nos relatos de pessoas que afirmam ter visto monstros marinhos são as serpentes marinhas. De vez em quando alguns cientistas aventuram-se a encontrar explicações para este tipo de relatos. Num artigo no Archives of Natural History, alguns investigadores avançam com uma explicação no mínimo surpreendente. Segundo Paxton e colegas (ref 1) aquilo que as pessoas pensam ser uma serpente marinha é na verdade apenas uma certa porção da anatomia do macho da baleia. A imagem ao lado, cortesia de Deep Sea News, é impressionante. Deixo ao vosso critério julgamentos quanto à plausibilidade da coisa.

Adenda (28 Novembro 2006). Dei por acaso com um texto no Ceticismo Aberto sobre este mesmo tema onde aparece uma imagem de baleias durante o processo de corte que parece uma luta entre serpentes e baleias.

Referências
(ref 1) Cetaceans, sex and sea serpents: an analysis of the Egede accounts of a “most dreadful monster” seen off the coast of Greenland in 1734. C. G. M. PAXTON, E. KNATTERUD and S. L. HEDLEY, 2005. Archives of Natural History, vol 32 part 1, 1-9.

1 comentários:

Anónimo disse...

Será que ninguém pode perceber que essa foto tirada trata-se de uma baleia macho em momento de acasalamento acabou deixando mostrar o seu orgão genital...
Isso é uma foto de Baleia macho com o Pênis para fora da água...
apenas isso, não se trata de nenhuma serpente marinha ou outro tipo de monstro...
Abraços!