terça-feira, novembro 01, 2005

Arrepiante

O mínimo que se pode dizer desta imagem, que mostra uma multidão de Trypanossoma cruzi, cortesia da Artsy Science , é que é perturbadora. Já tinha ouvido falar de tripanossomas, já tinha visto desenhos e mesmo fotografias, mas nunca assim a nadarem entre os glóbulos vermelhos. É algo completamente diferente e bastante sinistro. [... ler mais]

A Tripanossomíase Americana, também chamada Doença de Chagas, transmite-se principalmente através da picada de um insecto denominado Triatoma infestans, que no Brasil é conhecido por barbeiro e nos países de língua castelhana por "vinchuca". Os medicamentos só funcionam na fase inicial da doença, que se pode tornar crónica e levar à cegueira, ou à morte por problemas cardíacos ou do aparelho digestivo.

O triatoma alimenta-se de sangue e infecta as vítimas através das fezes que liberta enquanto se alimenta, e que estão carregadas de tripanossomas. O nome barbeiro advém do hábito de picar no rosto. A Doença de Chagas é um problema de saúde grave na América do Sul e Central, com milhões de infectados. Realmente estas duas criaturas são muito mais assustadoras que qualquer dos monstros imaginários com que os americanos se entretêm no dias das bruxas.

0 comentários: