Agora que já passou a quadra natalícia é boa altura para voltar a um dos meus temas favoritos: a desconstrução dos mitos dos animais bonzinhos. Antes de voltar ao tema do ciúme e outros estados de alma dos animais, começo por lembrar que animais selvagens, mesmo em cativeiro, não são animais de estimação, nem têm nada que ver com o que aparece nos filmes da Disney. Em 2005, foi isto que aconteceu ao dono de um santuário de primatas, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América:
O antigo piloto de NASCAR, com 65 anos, perdeu todos os seus dedos, um olho, o nariz, partes das bochechas e lábios, e bocados do seu tronco para um grupo de chimpanzés atacantes em 2005. Os animais atacaram, no seu santuário, depois de aparentemente terem ficado ciumentos por Davis estar a preparar-se para oferecer um bolo de aniversário a Moe.
Moe era um outro chimpanzé do santuário, que não se envolveu nos ataques. Esta citação provém do Los Angeles Times, e recolhia-a via blogue de John Hawks, que refere que os testículos do infeliz senhor também foram arrancados. Notem a referência a possível ciúme, um tema a que voltarei. Se isto vos incomoda então é melhor evitarem o Cais de Gaia nos próximos tempos. Vamos ter mais mordidas em humanos, violência conjugal, assassinatos, infanticídio e canibalismo.
Ficha Técnica
Imagem cortesia de Frans de Waal e da PLoS Biology, via http://dx.doi.org/10.1371/journal.pbio.0030202.
4 comentários:
Pelo que o post no Blog de John Hawks sugere, o tal Moe não era das figuras mais simpáticas à comunidade dos chimpanzés...
O tal Davis, inadvertidamente, deve ter entrado vestido com o uniforme do Manchester United no meio da torcida do Arsenal...
É claro que isto me incomoda um pouco é também por isso que por cá vou continuar...
Acredito que, esperar do primitivo um comportamento compatível às "regras sociais humanas" seria no mínimo estúpido para não dizer, romântico.
Gostei daqui.
:)
Tenho vindo aqui várias vezes para saber da história do Moe mas, pelos vistos, o blog foi com pró galheiro. É pena...
Toca a pegar nesta cena e cumprir o prometido, pá! Tá'andar!!!
Enviar um comentário